Como os Softwares Contribuem Para Melhorar a Nossa Vida

Imagine o que seria de nossas vidas se, de uma hora para outra, como num passe de mágica, toda a tecnologia que utilizamos desaparecesse? O que seria de nós e de todo o mundo sem energia elétrica, sem telefonia, sem veículos de comunicação e transporte, sem eletrodomésticos e tudo o que depende de alguma fonte de energia industrializada? Alguns, mais otimistas, poderiam dizer: “Se isso acontecesse, teríamos que aprender a viver como no tempo das cavernas”. Mas infelizmente nem isso seria possível. Sem a tecnologia que hoje utilizamos em todas as áreas de nossa vida, certamente não sobreviveríamos por muito tempo.

 

Vivemos em uma época em que todos os alimentos necessários a nossa sobrevivência dependem, direta ou indiretamente de alguma tecnologia para chegar a nossa mesa, desde a tecnologia aplicada ao cultivo ao transporte para os centros urbanos, onde serão comercializados. Sem maquinário agrícola e sem transporte, milhares de cidadãos urbanos sofreriam a maior escassez de alimento jamais vista. Este é apenas um exemplo do que a falta da tecnologia causaria a humanidade.

 

Se por um lado a tecnologia nos favorece e contribui para que a vida em sociedade se torne mais sustentável, por outro, a ausência dela geraria um caos total. Diante desta realidade, somos obrigados a refletir sobre o uso que temos feito da tecnologia e de como nos tornamos tão dependentes dela ao longo dos anos. E apesar de essa dependência nos deixar cada vez mais vulneráveis, somos motivados a fazer uso da tecnologia constantemente.

 

A boa notícia é que nas últimas décadas vimos surgir aquela que talvez seja a mais fantástica tecnologia já desenvolvida: a Internet. E a evolução da Internet proporcionou o surgimento e o desenvolvimento dos softwares, que se tornaram ferramentas cada vez mais úteis e necessárias a nossa vida. Os softwares são ferramentas capazes de aprimorar centenas de outras ferramentas e dar um novo sentido ao uso de toda a tecnologia que já produzimos.

 

Graças ao desenvolvimento de softwares centenas de pessoas estão melhorando sua qualidade de vida. Um exemplo bem simples disso é o fato de que hoje, qualquer pessoa com acesso à Internet e uma conta bancária, não precisa mais sair de casa para ir às compras ou pagar suas contas, pois quase tudo pode ser comprado e pago pela Internet, utilizando softwares criados para essas finalidades, evitando espera em fila de banco, o stress do trânsito, além dos gastos com combustível ou transporte, de modo o tempo poupado pode ser usado para se dedicar a outras coisas. E até mesmo os que não tem acesso à Internet ou conta bancária se beneficiam do uso dos softwares por meio das empresas que precisam deles para prestarem seus serviços, como os bancos, as empresas de telefonia, os supermercados, etc.

 

Atualmente existem softwares para quase todos ramos de atividade, desde os mais simples, como um software para cadastro de clientes de uma pequena empresa a softwares mais complexos, desenvolvidos para grandes empresas ou industrias.

 

E o mais incrível é saber que hoje essas ferramentas estão disponíveis e acessíveis a praticamente todas as classes sociais. Hoje é possível a uma pequena empresa contratar um programador para criar um software específico para uma determinada tarefa ou função, como por exemplo, um sistema de contas a pagar, contas a receber e controle de estoque, totalmente personalizado, criado para atender a demanda específica daquele negócio ou comércio e que pode ser acessado de qualquer lugar, através da Internet, com total segurança e comodidade, reduzindo custos com mão de obra e otimizando o tempo dos profissionais responsáveis por essas tarefas.

 

Enfim, a criação dos softwares, tem mudado nosso conceito sobre a tecnologia e influenciado diretamente na mudança de comportamento de centenas de pessoas em todo o mundo. Cabe a nós, fazermos bom uso dessas ferramentas e criarmos condições para que elas nos auxiliem, sem que nos tornemos dependentes ou escravos delas. Os softwares devem ser desenvolvidos para nos servir e não o contrário. Pense nisso.

Autor: Breno Andrade R.

Compartilhe
Atuamos nas cidades de Minas Gerais

Fale Conosco - (31)3453-5138